Febre reumática (FR) é uma doença reumática, inflamatória, de origem auto-imune, em resposta do organismo a infecções pelo estreptococo (Streptococcus pyogenes) do grupo A de Lancefield (classificação de grupos sorológicos, 20 em total).
Tratamento
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde. As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.
A busca de um especialista é fundamental. Estabelecido o diagnóstico, a erradicação da infecção é feita com uma dose única de penicilina benzatina de acordo com a idade da pessoa. Paciente alérgico à penicilina tem como alternativa a eritromicina por 10 dias.
O repouso é recomendado por um período de 2 a 3 meses. O paciente com poliartrite sem cardite deve fazer uso de anti-inflamatório não hormonal, como ácido acetilsalicílico (AAS®, Aspirina®) por 2 semanas e reduzir a dose gradativamente até completar os meses de repouso recomendados.
A cardite exige o uso de anti-inflamatório mais poderoso. É recomendada terapia corticosteróide, bem como fármacos específicos, se houver insuficiência cardíaca. A coréia é tratada com repouso absoluto e tranqüilizante para pacientes com distúrbio do comportamento.
Diagnóstico
Poderá ser estabelecido mediante a avaliação das manifestações clínicas associadas à comprovação da infecção estreptocócica anterior. A ausência desta última diminuiria a probabilidade da doença, a não ser em casos de manifestações tardias, como exemplo as da coréia (movimentos involuntários abruptos: flacidez muscular, dificuldades na fala — disartria). Pode ainda ser feita uma dosagem de estreptolisina O, por ser um marcador fiável de infecção por Streptococcus pyogenes(exceto nas infecções cutâneas onde esta toxina não é produzida).
eu quero saber quem tem febre reumatica pode fazer tatoo por favor,me respondão,e urgente
ResponderExcluira tatto vai fazer mal ou não ?
gostaria de saber se quem tem febre reum´tica pode fazer tatoo?
ResponderExcluir