O câncer de colo do útero tem sua origem principal na junção escamo colunar, tanto do epitélio escamoso como de epitélio colunar. São reconhecidas duas principais categorias de carcinomas invasores da cérvice:
- Carcinoma de células escamosas - representa cerca de 80% dos casos.
- Adenocarcinoma - representa cerca de 10% dos casos, demonstrando aumento crescente de incidência em mulheres mais jovens, talvez pelo uso indiscriminado de contraceptivo hormonal.
O câncer de colo uterino é um dos tipos de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Ele possui uma particularidade: antes de tornar-se uma doença maligna, apresenta lesões precursoras, isto é, lesões que ainda não são câncer mas que poderão se tornar. A existência de lesões precursoras é a principal característica do câncer de colo de útero, dando condições ao médico de tratá-lo precocemente e conseguir a cura.
As principais CAUSAS do câncer de colo do útero:
- Início precoce de atividades sexuais
- Múltiplos parceiros sexuais
- Vários partos
- Doenças sexualmente trensmissíveis (HPV - Papilovírus)
- Higiene íntima inadequada
- Tabagismo
SINTOMAS
A fase inicial da doença não possui sintomas, por isso sua detecção só é possível através de exame preventivo. Conforme a doença progride, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.
REFERÊNCIAS:
Elisama Cruz Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário