Apoptose ou morte celular programada ( do grego apo= de, e ptose= cair), ocorre na presença de estímulos nocivos, atrofia patológica dos órgãos e tumores. Na apoptose a célula não sofre autólise ( digestão das células ou dos tecido por fermentos existentes ali mesmo) ele é fragmentada e a exocitose( que é facilitada pela esteriolização da fosfatildilserina na membrana, servindo de ligante para a célula que irá exorcitar) da célula ou corpos apoptóticos ocorre principalmente por macróficos.
A apoptose atinge células individuais e é importante na diferenciação celular. Na apoptose o núcleo se fragmente, a membrana citoplasmática emite projeções e forma brotamento contendo fragmentos deste núcleo, então os brotamentos se fragmentam em múltiplos brotos que constituem os corpos apoptóticos.Porém nos casos dos ceratinócitos ou queratinócitos( formados por uma espécie de proteínas em forma de fibrilas), por exemplo, na queimadura solar; eles não se fragmentam, eles apenas sofrem encolhimento e condensação do citoplasma e núcleo.
Em condições patológicas a apoptose é desencadeada por vírus, hipóxia( diminuição da quantidade de oxigênio no sangue e nos tecidos, podendo levar a anóxia.Substâncias químicas, agressão imunitária, radiações ionizantes, etc..
por: SAMARA / TÁSSIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário